Uma internet lenta e que não funciona em seu melhor potencial pode causar muito estresse e atrapalhar a diversão de estar conectado com notícias, redes sociais e, literalmente, com o mundo.

Saber como resolver problemas de internet é essencial para aproveitar o seu melhor.

Quem nunca sofreu com problemas na internet?

O desejo de uma internet rápida e funcional é geral e existem algumas formas de conseguir isso sem nenhuma dificuldade.

Sem uma internet estável, nem o trabalho é bem executado, nem o lazer é aproveitado e parece que é sempre nessas horas que ela falha.

Geralmente quanto mais dispositivos são conectados a uma internet lenta e com sinal instável, mais problemas aparecem.

Aprender como resolver problemas de internet é simples com algumas dicas práticas e que podem ser executadas por qualquer um.

Como consertar internet lenta sem precisar ligar para a assistência

Como resolver problema de internet lenta sozinho

Se sua internet estiver funcionando mal e dando dor de cabeça — antes de perder a sua — você pode conferir se uns dos itens a seguir está em andamento e descobrir se realmente as causas de um mal funcionamento estão ligadas a um mau roteador ou a uma provedora de internet ruim:

  • Analise se o problema não está apenas no seu dispositivo. Cheque outros aparelhos da casa conectados à mesma internet que você está usando e, caso ela esteja funcionando mal apenas em um dispositivo, talvez seja a hora de o levar a um técnico, mexer em suas configurações ou trocar de vez o aparelho;
  • Verifique se existem downloads em andamento. Quando o consumo de banda larga é focado em um download, geralmente a internet do restante da casa tende a ficar lenta. Caso sua atividade seja uma prioridade, talvez seja necessário pausar o download. Prefira deixar downloads pesados para serem efetuados na parte da noite;
  • Outra dica para saber como resolver problemas de internet é conferir a potência de seu roteador. Se sua internet tiver muitos megas, o problema pode realmente estar em seu roteador. Trocá-lo, instalar um repetidor de sinais ou adicionar uma antena extra em seu aparelho podem ser as soluções mais simples;
  • Confira a segurança de sua senha. Muitas vezes, sem sabermos, os vizinhos e pessoas ao redor podem estar usando nossa internet através de uma senha muito fácil de ser descoberta, seja por adivinhação ou pelo uso de hacks. Troque a senha constantemente ou use uma “difícil” de ser roubada.

Problemas no roteador podem ser a causa de uma internet lenta

Roteador ultrapassado causa internet lenta

Muitas pessoas não sabem, mas o problema de conectividade pode estar ligado ao seu roteador.

Em casas muito grandes, o sinal não consegue atingir por igual a todos os cômodos e pode ser um grande problema, pois ter que usar seu dispositivo em um somente um cômodo estraga todos os benefícios da palavra “conectividade”.

MegaVia Fiber - fibra óptica Piauí

Megavia Fiber

  • Super Velocidade da Fibra Óptica
  • Ideal para Netflix e Youtube
  • Conexão consistente até em horários de pico

Sobrecarregar um dispositivo que não opera em 5Ghz com muitos aparelhos conectados de uma vez também pode ser a causa do problema.

Caso seja inevitável ter vários dispositivos conectados de uma vez só, não tenha aparelhos que operem em menos do que isso para otimizar seu funcionamento.

Portanto, na hora de pesquisar como resolver problemas de internet, comece por analisar se seu roteador não está ultrapassado e se não está na hora de considerar adquirir um novo.

Investir em um repetidor de sinais, que “alonga” o sinal do roteador — especialmente para casas grandes — também é uma boa ideia!

Talvez o seu roteador apenas precise de uma atualização. Os fabricantes de roteadores estão sempre ajustando o software para obter um pouco mais de desempenho e velocidade.

Quão fácil — ou quão difícil — é atualizar o firmware depende inteiramente do fabricante e do modelo do seu dispositivo.

A maioria dos roteadores atuais possui o processo de atualização construído diretamente na interface de administração, por isso é apenas uma questão de clicar no botão de atualização de firmware.

Alguns modelos, especialmente os mais velhos, ainda exigem que você primeiro procure e baixe o firmware do site do fabricante do roteador. É tedioso, mas ainda é uma coisa boa a fazer.

Pode ser que sua internet não seja boa o suficiente

internet banda larga já não é mais o suficiente

Mas a grande verdade é que sua internet pode estar lenta porque simplesmente seu provedor não fornece uma conexão de qualidade.

É o que acontece com muitos usuários da banda larga tradicional, que é transmitida através de fios de cobre.

Esses fios não transmitem as informações com tanta rapidez e ainda se desgastam com o tempo e sofrem interferências elétricas e magnéticas.

Por isso o ideal é assinar uma internet em fibra óptica, que utiliza o que há mais de moderno em transmissão de dados e sua conexão fica imune a esses problemas.

Em Teresina, já existe internet fibra através da Megavia, que é considerada um provedor de ultra banda larga, e tem conexão direta com os servidores do Netflix e Youtube — o que torna a conexão ainda mais rápida e consistente.

Com a junção dessa dica com os passos de como resolver problemas de internet, aproveite o melhor dessa maravilha que conecta você ao mundo.

E para ficar conectado com a melhor internet de Teresina, assine Megavia Fibra Óptica.

Como assinar Megavia

Para obter acesso aos benefícios da internet em fibra óptica em Teresina, entre em contato com a gente através do (86) 3133-0600 ou preencha nosso formulário e deixe a equipe de consultores da MegaVia Teresina entrar em contato com você.

Conheça também todos os planos da MegaVia, a internet em fibra óptica para sua residência em Teresina.