O responsável por disponibilizar sinal e conectar diversas pessoas à mesma rede é o roteador. Por isso, ele está presente na casa de praticamente qualquer um que tenha acesso à internet.

Conhecer os 5 sinais de que é hora de trocar o roteador vai manter você sempre navegando na velocidade máxima!

O roteador é indispensável para o Wi-Fi, mas muitas vezes tem sua função diminuída por não ser acomodado e cuidado da maneira mais certa para o melhor resultado.

Se seu Wi-Fi estiver com o sinal ruim, que tal fazer algumas mudanças e o otimizar com algumas práticas simples?

Deixar o roteador em um cômodo longe do restante da casa, a falta de segurança, a quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo e muitos outros fatores podem ser os responsáveis por sua má qualidade de sinal ou sua lentidão.

Na maioria das vezes isso pode ser evitado com a atualização do aparelho.

Porém, se o problema não estiver acontecendo por conta de seu roteador estar ultrapassado, os 5 sinais de que é hora de trocar o roteador devem entrar sem cena para resolver seu problema.

Prepare-se para experimentar o melhor sinal que seu roteador pode oferecer e navegar sem limites!

Como descobrir se o roteador está com problema e o que fazer?

Como resolver problemas de roteador com defeito

Efetuar constantes testes de velocidade — o que inclusive pode ser feito de forma simples na internet — é o primeiro espaço para conferir se sua velocidade de internet está equivalente ao que seu provedor de internet prometeu.

Porém, antes de fazer sua reclamação, confira se o problema não pode ser um desses:

MegaVia Fiber - fibra óptica Piauí

Megavia Fiber

  • Super Velocidade da Fibra Óptica
  • Ideal para Netflix e Youtube
  • Conexão consistente até em horários de pico

1. Falta de segurança 

Atualmente os roteadores possuem configurações de segurança que não armazenam dados e informações ou o fazem de forma segura.

Porém, os roteadores mais antigos não possuem essa funcionalidade e podem atrapalhar seu rendimento.

Para evitar que seus dados circulem por aí, invista em uma versão mais moderna de seu roteador e priorize a privacidade, especialmente se você deseja controlar melhor quem anda usando sua internet (e as vezes o que crianças acessam!).

2. Alcance ruim de sinal

Roteadores antigos não efetuam a distribuição de sinal da melhor forma possível, o que, novamente, pode ser um problema facilmente consertado com um aparelho mais atual e atualizado.

Analisar o tamanho da sua casa também é ideal, uma vez que casas muito grandes não receberão o sinal em toda sua extensão igualmente.

Um repetidor de sinal também pode se mostrar necessário nessa situação, pois ele “alonga” o sinal do roteador e aumenta seu alcance.

3. Interferências na rede 

Roteadores ultrapassados não conseguem muitas vezes distribuir todo o sinal recebido pela pacote contratado em sua provedora de internet, justamente por estar obsoleto.

Procure aparelhos que operem com o chamado “dual band” ou com 5Ghz. Os melhores roteadores atualmente são os Mesh, como o Google Mesh.

4. Wi-Fi instável e lento

Se seu Wi-Fi não consegue se manter estável, isso pode significar que você está experimentando um dos sinais de que é hora de trocar o roteador.

Se após efetuar o teste de velocidade perceber que o problema não seja a operadora de internet, o jeito é comprar um aparelho novo.

5. Vários dispositivos conectados à mesma rede

Conectar vários dispositivos diferentes na mesma internet divide o sinal e deixa todos os dispositivos com a impressão de internet lenta.

Se seu roteador trabalhar a uma velocidade abaixo de 300Mbps, isso pode ficar ainda pior.

Analise se você tem a opção de adicionar uma antena extra

Antenas extras para melhorar a qualidade do sinal do roteador

Se o seu roteador tiver uma antena interna, a adição de uma externa pode ser uma boa ideia, pois ela tende a enviar um sinal mais forte.

Muitos fabricantes de roteadores vendem antenas que enviam um sinal para todas as direções ou apenas em uma direção específica.

A maioria das antenas embutidas tendem a trabalhar no primeiro caso.

Uma antena direcional tende a ser uma opção melhor, já que as chances são de que você não esteja tendo sinal fraco em sua rede em todas as direções.

Aponte sua antena externa na direção do seu ponto fraco de sinal e veja a diferença!

Com essa dica e a análise dos sinais de que é hora de trocar o roteador, você certamente terá uma internet rápida e segura em todos os cômodos da casa e operando em seu máximo potencial!

Mas a verdade é que muitas vezes sua internet está lenta porque o seu provedor não oferece velocidade suficiente, seja porque as instalações estão desgastadas ou porque a velocidade entregue é menor que a prometida.

Esse problema pode ser facilmente resolvido com a substituição do seu provedor atual por uma internet em fibra óptica, como a da Megavia.

Como assinar Megavia para ter internet fibra?

Para obter acesso aos benefícios da internet em fibra óptica em Teresina, entre em contato com a gente através do (86) 3133-0600 ou preencha nosso formulário e deixe a equipe de consultores da MegaVia Teresina entrar em contato com você.

Conheça também todos os planos da MegaVia, a internet em fibra óptica para sua residência em Teresina.